Inscrições abertas para o Fies 2024: Financiamento estudantil com novas vagas e regras
John Doe
O Ministério da Educação (MEC) está abrindo as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024 nesta terça-feira, 12 de março. Os estudantes interessados têm até o dia 15 de março para se inscreverem no portal Acesso Único. Esta edição oferece um total de 112.168 vagas em mais de mil instituições privadas de ensino.
Para se candidatar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar uma renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, o que corresponde a R$ 4.236.
Todas as opções de instituições e vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Ao clicar no botão "Consultar oferta de vagas", é possível visualizar as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito no MEC. Durante a inscrição, o candidato pode selecionar até três opções de curso em instituições privadas.
O Fies é um programa que oferece financiamento para parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito deve ser quitado após a formatura e pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do valor do curso, dependendo da renda familiar do estudante. O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 21 de março.
Novidades do Fies Social
Este ano, o programa apresenta novas regras, incluindo a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, que equivale a R$ 706. Para esses estudantes, conhecidos como Fies Social, será possível financiar até 100% dos encargos educacionais.
Confira o cronograma do Fies para o primeiro semestre de 2024:
- Consulta da oferta de vagas: de 12 de março a 30 de abril
- Inscrição: de 12 a 15 de março
- Resultado da pré-seleção: 21 de março
- Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: de 22 a 26 de março
- Lista de espera: de 28 de março a 30 de abril